FESCETE coroa mais um festival com emoção no encerramento

Foram 14 dias de intensa programação para o público de teatro. Nesta quarta, 29 de junho, todo esse trabalho foi coroado com a cerimônia de encerramento do XV FESCETE – Festival de Cenas Teatrais, que tem patrocínio da Carbocloro. Em uma noite de muitas emoções no Teatro Coliseu, o festival completou sua 15ª edição em grande estilo, comemorando e celebrando a vida e o fazer teatral.

A grandiosidade da noite começou já na recepção ao público, conduzida pela Velha Guarda da X-9. A escola de samba foi mais um presente do diretor Tanah Corrêa, que desde a primeira edição acompanhou toda a história do festival, e neste ano foi um dos orientadores da categoria Adulto.

Nos camarins, quem foi surpreendido foram os homenageados, atores, diretores e técnicos premiados em edições anteriores do FESCETE. Eles foram recebidos com um buffet (com direito a bolo, comemorando o 15º ano), além de estarem entre os amigos, conversando sobre os grandes momentos vividos no festival. Além disso, aos convidados coube fazer a entrega do troféu Iracema Paula Ribeiro (confeccionado pelo artista plástico Cid Maia) aos premiados deste ano.

A cerimônia de premiação foi conduzida pelos diretores do FESCETE, Karla Lacerda e Pedro Norato. Entre o público, os grupos e artistas participantes lotaram o teatro, cheios de expectativa e ansiedade para saberem os premiados, os destaques de 2011. No decorrer da cerimônia, a banda santista Boneca de Vidro deu um toque ainda mais especial à noite, tocando músicas de seu repertório.

Além das cenas, foram premiados estudantes no 7º Concurso Estudantil de Poesia, com apoio dos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), nas categorias Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Ensino Universitário.

Entre as cenas, na Categoria Estudantil A, o destaque foi “A Árvore que Andava”, do Núcleo de Teatro Anglo Santos, considerada a melhor cena entre os orientadores. A cena levou outros sete prêmios. Em segundo lugar ficou “Os Saltimbancos”, do Grupo de Teatro Escola do Boqueirão, e terceiro “Romão e Julinha”, do COC Novomundo, e o vencedor do Voto Popular foi “Retratos de uma Adolescência”, da Cia. Teatral Colégio Ônus.

No Estudantil B, a melhor cena foi “Coisas de Marmota”, do COC Novomundo, premiada em mais quatro quesitos. Ficou em segundo a cena “Fofocas”, do Núcleo de Teatro Anglo Santos, e “É Tonho”, do Grupo Atrás da Cortina – COC Nascimento.

Na categoria Mirim, o primeiro lugar ficou com a cena “Entre Julietas e Catarinas”, do Arte e Estudo Infantojuvenil, seguido pela cena “Semente”, do Presepada Teens, e “O Enterro do Cachorro da Mulher do Padeiro”, do Arte e Estudo Mirim. No Voto Popular, a cena premiada foi “Fragmentos e Recocheteios de Uma História de Amor Dolorida em Verso e Prosa”, das Oficinas Culturais de São Vicente.

O destaque na categoria Monólogo foi “O Refúgio de Anne”, do Grupo Anne. Em segundo ficou “Darluz”, do Teatral Arte Vertente, e em terceiro “Convite para um Café”, do Teatro Delivery. No Voto Popular, venceu “Geni”, da Cia. Elefante em Cena.

Na categoria Adulto, o primeiro lugar ficou com a cena “Arthur Decide Viver”, da Cia. Héterus de Teatro. Ficou em segundo lugar a cena “Rosas Azuis”, da Cia Acro de Teatro, e em terceiro “Fala Comigo Doce como a Chuva”, do Arte e Estudo. “A Claque”, do COC Novomundo, ficou com o prêmio no Voto Popular.

O FESCETE é uma realização da Tescom Promoções Artísticas e Culturais, com patrocínio da Carbocloro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoio: Sabesp, Transbrasa, Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. Apoio cultural: Prefeitura de Santos, TV Tribuna, Sesc Santos, Abaçaí, Poiesis, Oficinas Culturais e Governo de São Paulo.

*Imprensa Fescete

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s