Perfil: Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald FilhoNasceu em Santos, 07/mar/45.

É jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro,é também o crítico de cinema do portal R7. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde está atualmente com o programa TNT+Filme e onde comenta as entregas do Óscar. Atualmente, está no maior site em língua portuguesa da América Latina, o Universo Online (UOL). Também é o crítico de cinema da Rádio Bandeirantes. Também comenta os filmes exibidos no Cine Clube, da Rede Bandeirantes.

Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Tem outros atores e diretores preferidos: Fellini, Bogart, Bette Davis, Vanessa Redgrave, Sean Connery. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de Éramos Seis de Maria José Dupré. Atualmente trabalha também no teatro. No Oscar, comenta desde a década de 1980.

Também é conhecido como o homem do Oscar, depois de comentar 24 vezes a festa dos Academy Awards para o Brasil (atualmente para a TNT, onde comenta também as festas do Globo de Ouro e SAG). A vigésima quinta vez em 2010 irá coincidir com seu aniversário. Faz comentários no rádio que são distribuídos por todo o Brasil e para a Rádio Jovem Pan em São Paulo. É Consultor do Projeto Paulínia Magia do Cinema / Polo de Cinema  e curador do Festival de cinema de Paulínia e do Festival Música no Cinema que acontece em Florianópolis em 2010. Lançou em 2007 o livro O Cinema vai à Mesa, em parceria com Nilu Lebert, pela Edit.

Melhoramentos (premiado na Inglaterra) e a seguir em 2008, Bebendo Estrelas, sobre vinhos e coquetéis. Também é coordenador da Coleção Aplauso da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que já lançou mais de 170 títulos de resgate e preservação da memória cultural do Brasil. Em 2009, começou novo desafio fazendo programa semanal ao vivo  na Clictv, comentando estréias, fazendo entrevistas e respondendo cartas, pela Internet. Considera seu trabalho mais importante o Dicionário de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s