Perfil: Maurice Legeard

Maurice Legeard – Nasceu em Lyon, 09/abr/25; Faleceu em Santos, 25/mai/1997

Em 1925, no município de Lyon, França, nasce Maurice Armand Marius Legeard. Em 1932, vem com a família a Santos. Frequenta a Capital, torna-se ator de teatro e de cinema, apaixonado pelo mundo cinematográfico. Nunca teve a pretensão de ser o melhor, mas fazia enormes sacrifícios para realizar seus projetos, enfrentando as terríveis barreiras burocráticas das administrações, tanto dos órgãos governamentais quanto das instituições da sociedade civil.

Cria o Clube de Cinema de Santos em 1948. Dois anos depois, torna-se um dos organizadores do clube. Apresenta aos membros do clube o cinema mundial: faz aportar na cidade o Neo-Realismo Italiano e filmografia do Japão, Polônia, França, Índia, Inglaterra, Hungria, Rússia, Bulgária, China.

A partir de 1954, passa a coordenar oficialmente o Clube de Cinema. Em 64, faz sessões à meia-noite no Cine Roxy para exibir e debater sobre filmes fora da grade comercial.

No início dos anos 80, faz sessões no Cine Bandeirantes e na Aliança Francesa, em seguida, desliga-se do Clube do Cinema. Um ano após, faz da Cadeia Velha a sede de seu acervo cinematográfico. Surge a Cinemateca de Santos. Em 1989, doa a Cinemateca de Santos e, no ano seguinte, é contratado pela Secretaria de Cultura como assessor de cinema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s