Uma vitória do teatro na inclusão social

“Agradeço muito a Deus por minha vitória, antes de conhecer o teatro eu era uma pessoa que sofria muito com depressão, fazia uso de remédios controlados, tomava 8 comprimidos por dia, fazia tratamento com psicólogo e psiquiatra, sofria também de pressão alta, minha vida era de médico em médico. Hoje eu me sinto outra pessoa, antes eu andava pelos cantos triste, deprimida, tinha medo de ter contato com as pessoas, hoje eume sinto uma pessoa vitoriosa, estou mais comunicativa e feliz, graças ao teatro, graças a Deus, graças ao Lourimar e ao Fabiano, essas pessocas com seu talento me fizeram uma pessoa especial. Também me sinto talentosa porque todas as barreiras eu venci, hoje eu sou vencedora”.

A mensagem de M.C.R.O., residente na Ilha Caraguatá, em Cubatão, foi enviada no dia 23 ao Teatro do Kaos, sendo um depoimento espontâneo sobre como a arte teatral pode ter um papel fundamental na inclusão social. O texto termina assim: “A primeira vez que subi no palco, toda a platéia ficou de pé para me aplaudir, a mim e a meus colegas de cena, sinto orgulho de mim mesma, não pelo meu talento, mas por ter vencido vários obstáculos em minha vida. Hoje só tenho a agradecer a Deus. Obrigada, Petrobrás, pelo patrocínio de talentos. A meus educadores Lourimar Vieira e Fabiano de Mello, que Deus abençoe todos vocês. O teatro é vida, é saúde. Hoje eu tenho aúde e vida. Obrigada Teatro do Kaos”.

A autora é aluna do projeto Inclusão Social através da Arte, patrocinado pela Petrobrás e realizado pelo Teatro do Kaos, sendo avaliado pela parocinadora como excelente. A idéia é empregar os recursos das artes cênicas para ajudar as pessoas a expressarem seus anseios e desenvolverem relacionamentos em sociedade, e assim auxiliar no tratamento de problemas como depressões e baixa auto-estima.

*Prefeitura Municipal de Cubatão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s