Prorrogada a data de inscrição do Concurso Anna Pimentel

Prorroga-se a data das inscrições para o Concurso Anna Pimentel, que definirá a protagonista da próxima encenação de São Vicente, em teatro de arena. As candidatas de 16 a 40 anos poderão concorrer ao papel até o dia 31/ago pelo site: www.annapimentel.com.br

Anna Pimentel. Casada com o nobre português Martim Afonso de Sousa – fundador da Vila de São Vicente -, ela recebeu do marido a incumbência de administrar a capitania de São Vicente no dia 3 de março de 1534. Em 1536, Anna fez uma carta de doação de sesmaria para Brás Cubas – futuro fundador da Vila de Santos -, que só tomou posse efetiva das terras em 1540.

Em 1544, nomeou Brás Cubas capitão-mor e ouvidor da capitania e, contrariando ordenes do marido, autorizou, o acesso dos colonos ao planalto paulista, onde se encontravam terras mais férteis e um clima mais ameno do que no litoral.

Anna Pimentel providenciou o cultivo de laranja na capitania com o objetivo de combater o escorbuto, uma doença provocada pela falta de vitamina C que atacava os embarcados durante a travessia do Atlântico.
É responsável também pela introdução do cultivo do arroz, do trigo e da criação de gado na região.

*Concurso Anna Pimentel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s