O que terá acontecido a Rosemary? entra em cartaz

O espetáculo ‘O Que Terá Acontecido a Rosemary?’ será encenado dia 7 de agosto no Teatro Braz Cubas – Avenida Pinheiro Machado 48 -, em Santos. A temporada da peça se estende até o dia 26 de Setembro, sempre aos sábados e domingos, às 21 horas. Com inspiração nas antigas chanchadas do cinema brasileiro, a peça mostra o embate entre duas irmãs: Rosy e Betty Blue, suas aventuras e desventuras em busca da fama, sucesso e reconhecimento. Tendo como fio condutor uma paródia dos clássicos filmes ‘O Que Terá Acontecido a Baby Jane’ e ‘A Malvada’, ambos com Bette Davis, o espetáculo está calcado na interpretação dos atores, onde há o resgate do humor popular com uma embalagem cênica moderna. Kadu Veríssimo assina a obra dirigida por André Lehaun, a produção Casa 3 das Artes tem como elenco Kadu Veríssimo, Júnior Brassalotti e Luiz Fernando Almeida. Ingressos entre R$10 e R$20.

Sobre o Besteirol. No alvorecer da década de oitenta, um movimento-artístico-teatral tomou de assalto os palcos do eixo Rio /São Paulo, firmando-se como um dos últimos da cena contemporânea brasileira a ter uma grande expressão. Amado e odiado na mesma proporção, o Besteirol – terminologia imortalizada numa critica teatral ao espetáculo as 1001 Encarnações de Pompeu Loredo, de Mauro Rasi e Vicente Pereira  detém um séqüito de detratores e entusiastas.
Recheado de referências que vão da comédia popular ao Teatro de Revista com seus números de cortinas e comperes, do Teatro Épico- que teve sua fonte nos números de Cabaré de Karl Valentin- às Chanchadas da Atlântida; uma coisa é certa, raso e superficial os espetáculos desta natureza jamais foram. Paródias, paráfrases, estilizações, metáforas, intertextualidade, metalinguagem, distanciamento, critica mordaz aos costumes, antropofagia dos conceitos pequenos burgueses, tudo isto se justapõe de maneira bem humorada, irreverente e sarcástica. Este movimento é comparado a outros importantes da década de 80, em outros países, como por exemplo A Ridiculous Theatrical Company, nos Estados Unidos, que trouxe a cena a obra dramaturgica de Charles Ludlam (O Mistério de Irmã Vap), e a Movida Madrileña, na Espanha, que revelou nomes como Pedro Almodóvar.
Diversos atores e autores vieram renovar a cena neste período, a saber: Miguel Falabella, Vicente Pereira, Mauro Rasi, Hamilton Vaz Pereira, Maria Lucia Dahl, Guilherme Karam, Duse Nacaratti, Ricardo Almeida, Miguel Magno, Diogo Vilela, Louise Cardoso dentre outros.
E espetáculos que ficaram na historia como: Sereias da Zona Sul, Doce Deleite, Camila Backer Lives in Concert, Pedra – A Tragédia, Classificados Desclassificados e Quem tem Medo de Itália Fausta, este último, considerado o epíteto do Teatro Besteirol.
Neste ano de 2010, onde se comemora 30 anos do surgimento deste movimento, apresentamos o espetáculo O Que Terá Acontecido A Rosemary?

*Júnior Brassalotti

Um pensamento sobre “O que terá acontecido a Rosemary? entra em cartaz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s