Pinacoteca de Santos lança projeto Livro Livre

Um dos programas de maior sucesso da agenda fixa da Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15/Santos) retorna nesta quinta-feira (28/jun), com Ricardo Paulino ao piano. O ‘Música e Vinho’ é um evento aberto ao público e apenas se paga pela taça para degustação de 3 rótulos oferecidos a cada edição.

A programação começa às 19h30. Na mesma noite, a diretoria da Pinacoteca fará o lançamento do projeto ‘Livro Livre’, que é pioneiro na região. Inspirado no Bookcrossing, prática disseminada em muitas cidades dos Estados Unidos e Europa, onde livros são abandonados, conscientemente, em qualquer lugar público onde possam ser encontrados por um novo leitor, o projeto terá como primeiro ponto na região a Pinacoteca Benedicto Calixto.

A diretoria, que vem abrindo espaço para eventos literários, decidiu também engajar o museu neste movimento internacional que tem como objetivo estimular a leitura e fazer circular milhões de exemplares que estão esquecidos nas prateleiras. Atualmente, o projeto está instalado em 130 países e conta com 600 mil obras catalogadas, que passam de mão em mão, possibilitando uma troca de informações e acesso à cultura, sem qualquer cobrança.

Funcionamento. Qualquer pessoa, de qualquer idade poderá ser coletora e doadora. Para isso, ela vai se dirigir à Pinacoteca, escolher uma obra e levar embora, sem ter compromisso de devolvê-la ao mesmo local de onde a retirou, pois um posto de Livro Livre não é uma biblioteca. O importante é que o leitor tenha em mente que aquele livro não é seu, nem de ninguém. O livro é livre e deve circular por aí. A partir desse momento, a obra retirada inicia uma trajetória e pode parar em qualquer parte do mundo.

Se o leitor quiser trazê-la de volta para o ponto instalado na Pinacoteca, nada impede. Caso contrário, a ideia é mesmo fazer com que, com o tempo, o cidadão santista possa encontrar livros nas praças públicas, nos bancos da praia, no acento dos ônibus, em cafés, bares, restaurantes etc.

Todas as obras disponíveis neste ponto que estamos criando na Pinacoteca estão recebendo uma etiqueta com instruções e um código que será registrado no site oficial do projeto Livro Livre. O registro desse código é importante para que a Pinacoteca Benedicto Calixto e a cidade de Santos sejam inseridas, oficialmente, nesse projeto mundial.

Para que a iniciativa seja um sucesso a Pinacoteca conta com a participação de toda a sociedade no sentido de doar para o novo posto duas obras já lidas e em bom estado. Importante saber que os livros doados não devem ser comprados com esta finalidade. As doações podem ser entregues na sede da Pinacoteca Benedicto Calixto, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas e aos sábados e domingos, das 14 às 18 horas.

*BoqNews

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s